quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

1º Festival Internacional de Cinema do Funchal

Data: 5 a 13 Novembro 2005

O 1º Festival Internacional de Cinema do Funchal, com filmes a concurso, produzidos pelos países Atlânticos decorreu de 5 a 13 de Novembro.

Os dois primeiros dias foram preenchidos com cinema ao ar livre no Auditório do Jardim Municipal, mesmo em frente ao Teatro e sede do festival.
Aqui, o publico teve a oportunidade de visionar curtas metragens em formato digital (DVD) de realizadores estrangeiros; nacionais e ainda de alunos do Departamento de Vídeo da Universidade da Madeira.
No Teatro, decorreu o festival dividido em 5 secções: Oficial (filmes a concurso); Homenagem a António da Cunha Telles; Tributo ao Cinema de Espanha; Panorama (informativo) e “AnimArte” dedicado ao publico infantil e juvenil.

A composição do Júri:
Cristina Homem de Mello – actriz portuguesa;
Dalila Carmo – actriz portuguesa;
Claudio Utrera – director espanhol, do Festival Inter. de Cinema de Las Palmas.

Convidados:
ICAM: Maria João Amaro; António Pascoalinho; Artur Castro Neves
Profissionais do meio cinematográfico: António da Cunha Telles - produtor; Victoria Abril - actriz; Patricia Bull - actriz; Pandora Cunha Telles – produtora; Francisco Bravo Ferreira – produtor e distribuidor; Nanete Miranda – distribuidora; Sérgio Saruga – distribuidora.
Comunicação Social: José Vieira Mendes - Premiere; Rui Tendinha – DN; Leonor Martins – Magazine Artes; Pimenta da França – Ag. Lusa.

Palmarés:

Grande Prémio FICF ao filme “A Ponte de St. Louis Rey”
Prémio Especial do Júri a “Vinzent“
Menção Honrosa a “O Herói”
Prémio da Critica a “Vinzent”
Prémio do Público para “Manô”.

Prémio Carreira e Homenagem a António da Cunha Telles
Prémio Carreira à actriz Victoria Abril