quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

4º Festival Internacional de Cinema do Funchal

Data: 7 a 15 Novembro 2008

Cerca de 230 filmes foram submetidos a concurso e seleccionados 10 para a secção competitiva.

Foram convidados para membros do júri o realizador português José Fonseca e Costa; o critico norte americano e professor de cinema na Univ. de Ohio, Dennis West; a directora do Festróia, Fernanda Silva; a realizadora chilena Pilar Anguita-MacKay e o realizador alemão Alexander Oppersdorff.

Esta edição do festival homenageou o realizador português João Botelho e a actriz italiana Claudia Cardinale.

O Palmarés:
Melhor Filme – TRICKS (Polonia), Andrzej Jakimowski
Melhor Realizador – ANDRZEJ JAKIMOWSKI por “Tricks”
Melhor Actriz – FABIOLA NASCIMENTO por “Estômago"
Melhor Actor (ex-equo) – BEHROUZ JALILI e HAMID HABIBIFAR por “Lonely Tunes of Tehran"
Prémio Especial do Júri – LONELY TUNES OF TEHRAN (Irão), Saman Salour
Prémio do Publico – ESTÔMAGO (Brasil), Marcos Jorge

Homenagem a Claudia Cardinale

Nascida na Tunísia em 1938, filha de mãe francesa e pai italiano, Claudia Cardinale fez-se notar em 1957 depois de ganhar o concurso 'A Mais Bela Italiana da Tunísia'. O prémio foi uma viagem ao Festival de Cinema de Veneza, o que a inspirou para seguir uma carreira como actriz. Depois de estudar na escola de cinema Centro Sperimentale da Roma, fez a sua estreia na tela em 1958, numa comédia clássica de Mario Monicelli, “I soliti ignoti”, seguindo-se um ano depois “Un maledetto imbróglio”, de Pietro Germi.
Claudia Cardinale apareceu no seguimento do sucesso internacional de Sofia Loren, e foi sido considerada a “resposta de Itália” á beleza francesa de Brigitte Bardot, tendo que provar os seus dotes de actriz, para trabalhar com muitos dos mais conceituados realizadores da história do cinema.
Sob a direcção do produtor Franco Cristaldi, Cardinale emergiu como ‘sex-symbol’ mas continuou a aparecer em grandes filmes com realizadores altamente conceituados como Abel Gance, Luchino Visconti, e Philippe de Broca. Em 1963, Cardinale expôs-se como nunca, ao representar “o objeto de fantasias” da estrela Marcello Mastroianni, na obra-prima de Federico Fellini “8 ½ ”.
No mesmo ano, apareceu no épico de Visconti “Il Gattopardo” (O Leopardo).
Estes êxitos chamaram a atenção de Hollywood, e em 1964, na sua primeira produção americana, co-protagonizou o filme “Circus World”, de Henry Hathaway.
No mesmo ano alcançou um enorme sucesso ao contracenar com Peter Sellers na comédia mundialmente famosa, “A Pantera Cor-de-rosa” de Blake Edwards.
Nessa década, Claudia Cardinale continuou a dividir o seu tempo entre Hollywood e a Europa, aparecendo em projectos tão diversos como “ Vaghe stelle dell'Orsa”, em 1964, ao western “The Professionals”, de Richard Brooks.
Em 1968, co-protagonizou o clássico de Sergio Leone “Once upon a time in the West” (Aconteceu no Oeste).
Recentemente apareceu como Contessa Falconetti, no filme de Claude Lelouch, “And now… ladies and gentlemen”.
Em Junho de 1992 foi reconhecida com uma homenagem pela Cinémathèque Française, e agraciada com a “médaille de commandeur dês Arts et dês Lettres”. Em 1999 foi-lhe concedida a prestigiante “Legion d`Honneur”, a mais alta condecoração francesa.
Em Março de 2000, foi nomeada embaixadora da boa-vontade pela UNESCO, pela organização do Director-General Koïchiro Matsuura.
Depois do prémio de carreira “Leão dourado”, atribuído no Festival de Cinema de Veneza em 1993, foi-lhe concedido o prémio equivalente “Urso Dourado”, no Festival de Cinema de Berlim em 2002.